O que é Trac?

trac

O Trac é uma ferramenta open source que roda em ambiente Web, escrito em Python, sob a licença GPL, para rastreamento de mudanças em projetos de desenvolvimento de software, o qual visa facilitar algumas atividades corriqueiras na Gerência de Configuração de Software.

O projeto Trac teve início em 2003, inspirado no CVSTrac, o mesmo desenvolvido e mantido pela empresa Edgewall Software e por colaboradores da comunidade open source. Da mesma forma que o Subversion, a ferramenta vem conquistando popularidade e é usada em diversas empresas para gerenciar di­ferentes projetos. O objetivo do controle de mudanças é registrar o porquê das alterações ocorreram no projeto. No Trac, a central do controle de mudanças é o ticket e os seguintes serviços são oferecidos: Controle de Mudanças; Wiki para documentação colaborativa e referência cruzada; Integração com o Subversion; Acompanhamento da evolução do projeto; Linha do tempo e diversas outras funcionalidades que visam facilitar o controle de mudanças de um projeto.

O ticket é usado para registrar defeitos, pedidos de melhoria e tarefas de projeto, ou seja, relatórios de bugs, requisição de carac­terísticas e suporte de publicação do software e tarefas do projeto, sendo possível obter diversas informações sobre o andamento e evolução do mesmo. Todos os tickets podem ser editados, anota­dos, associados, priorizados e discutidos a qualquer momento.

No projeto Trac, utiliza-se os comentários do ticket para discutir publicações e tarefas. Isso permite entender mais facilmente a motivação por trás de um design ou a escolha da implementação.

 

Dica Extra: Quer conhecer um curso de PHP que te ensina desde o básico até o profissional avançado? Clique no link abaixo para conhecer o curso. Mais de 200 aulas que te explicam passo a passo como dominar a linguagem.

acessar-curso-completo

 

Vote

1 Comentário

Deixe um comentário