10 Melhores Frameworks em PHP do Mercado

Desenvolver aplicações não é uma tarefa simples. A complexidade técnica, requisitos do usuário e de sistema definem o sucesso ou fracasso de um projeto.

PHP é a linguagem primária de mais de 80% dos sites que existem. PHP possui diversos frameworks e que auxiliam (e muito) o desenvolvimento de praticamente qualquer tipo de aplicação WEB. Neste artigo, vou te mostrar os 10 melhores frameworks PHP.

Por que usar um Framework PHP?

Existem diversos motivos para usar um framework em PHP. No cenário moderno, a chave para ter uma aplicação bem sucedida é organização, reusabilidade de manutenabilidade. E o melhor jeito de ter tudo isso é através de utilização de um framework PHP.

Primeiramente, tarefas que podem nos custar horas de desenvolvimento podem levar apenas alguns minutos com funções pré-prontas. Isso torna o desenvolvimento muito mais simples e rápido.

Além disso, utilizar frameworks pode te economizar também em testes. Como o framework é utilizado em inúmeras aplicações, as chances são que o framework tenha grande maturidade de teste, o que diminui a quantidade de bugs em projetos.

Destaco os seguintes motivos para se usar um framework:

  • Seguro e fácil desenvolvimento
  • Auxilia no crescimento do projeto
  • Provê comumente uma estrutura de baixo nível de segurança, o que facilita o desenvolvimento
  • Provê uma estrutura organizada, manutenível e reutilizável
  • Comumente segue um padrão de arquitetura e segurança sólidos no mercado e segurança
  • Provê boas práticas de codificação, como MVC e programação orientada a objetos.

Lista de Frameworks em PHP

Eu listei abaixo os Frameworks PHP que são ativamente mantidos pela comunidade de desenvolvedores. Com eles, é possível manter as boas práticas de software e também desenvolver rapidamente aplicações e sites, de todo tipo de tamanho e complexidade.

Laravel

Laravel é, sem dúvida alguma, um dos mais utilizados frameworks dentro do PHP. Possui um ecossistema, que com a ajuda da comunidade, tem crescido fortemente em toda comunidade.

Este framework foi feito para ser rápido de aprender, simples e com uma pequena curva de aprendizado. Você pode desenvolver aplicações realmente escaláveis em dias, isso por conta da sua biblioteca extensa e simples.

Eu fiz um artigo sobre o Laravel que sugiro a leitura.

Outros Frameworks

  1. Symfony
  2. CodeIgniter
  3. Yii 2
  4. Phalcon
  5. CakePHP
  6. Zend Framework
  7. Slim
  8. FuelPHP
  9. PHPixie

Conclusão

Frameworks PHP auxiliam e muito desenvolvedores a criarem sistemas complexos.

Cada framework possui diferentes conceitos e metodologias. Por isso, é necessário cuidado para identificar se os mesmos se aplicam aos requisitos do sistema.

Vote

Deixe um comentário