O que é JavaScript

JavaScript é uma linguagem de programação que nos possibilita implementar rotinas complexas do lado do cliente.

Como você já sabe, o HTML trabalha na camada de apresentação. O JavaScript pode auxiliar o HTML e também exibir conteúdo estático e tornando-o mais interativo, como animações de imagens e textos, gráficos e muito mais.

 

JavaScript foi desenvolvido em 1995 para o Netscape. para rodar dentro da estrutura do HTML e está sobre a padronização ECMA. Na prática, pode ser usado para manipular o HTML e CSS da página. Se esses termos são novos pra você, não se preocupe, ainda neste artigo, eu explico as diferenças entre cada linguagem.

Se você já usou uma caixa de pesquisa em algum website, já assistiu alguma live, já usou alguma rede social. Provavelmente, tem JavaScript rodando na interface.

 

Entendendo as tecnologias Web

Antes de prosseguirmos, é importante saber um pouco mais sobre as tecnologias Web.  Isso é fundamental para entendermos como o JavaScript pode nos auxiliar no desenvolvimento.

  • HTML é uma linguagem de marcação, que define parágrafos, cabeçalhos
  • CSS é uma linguagem de estilos que controlam o fundo, cores de textos, fontes e servem para unificar e padronizar suas páginas
  • Javascript é uma linguagem de programação do lado do cliente que cria e gerencia conteúdos dinamicamente.
  • PHP é a linguagem de programação do lado do Servidor, que controla a camada de dados, possui lógica de negócio e muito mais.

 

O que nós podemos desenvolver com esta linguagem?

O JavaScript podemos tornar nosso conteúdo muito mais dinâmico para nossos usuários.  O JS é executado pela engine do navegador, e é através deste mecanismo, você poderá manipular o HTML e CSS.

  • Com JS, você pode armazenar valores em variáveis e realizar os tratamentos necessários. Você poderá realizar cálculos, fazer validação de entradas de usuários e muito mais
  • Você poderá utilizar tipos de dados, como string e int normalmente.
  • Você pode responder a eventos na página, por exemplo, realizar uma ação quando houver um clique em um elemento da página. Você pode programar para que a partir desta ação do usuário, seu sistema execute uma resposta.

Outro ponto que vale a nossa atenção é a diferença entre JavaScript e Java. São linguagens completamente diferentes, tanto em seu conceito, quanto nas suas responsabilidades.

 

Versões lançadas do JavaScript

  • 1.0: Netscape 2
  • 1.1: Netscape 3 and Explorer 3
  • 1.2: Versão para novos
  • 1.4: Versão usada apenas nos servidores Netscape.
  • 1.5: Versão atual
  • 2.0: Versão sendo desenvolvida pelo Brendan Eich e outros desenvolvedores

Diferença entre JavaScript e PHP

PHP é uma linguagem de servidor, que foi desenvolvida para facilitar a transferência de dados, armazenar lógica de negócio e controlar o que será exibido para o usuário final

Gerenciadores de conteúdo como o WordPress usa o PHP, que permite que o usuário internamente escreva e armazene artigos e que sejam exibidos pela Internet. PHP é uma das lingaugens mais conhecidas e poderosas para aplicações Web.

Já o JavaScript, é usado apenas para controlar o lado do cliente.

Dica Extra: Quer aprender a ser um programador PHP? Clique aqui para assistir a aula sobre desenvolvimento PHP e como ser um desenvolvedor.

Curiosidade: Nos primórdios de sua origem, esta linguagem era chamada de Live Script. Quando a linguagem Java foi lançada (e para a época foi uma grande evolução), provavelmente, como estratégia para promover sua linguagem de script, foi usada o nome Java como parte do nome. No entanto, não há semelhança entre as linguagens.

Criando o primeiro código em JavaScript

Chegou a hora de criar o nosso próprio código em JavaScript. Vamos codificar apenas uma mensagem de alerta para o usuário. Para rodar o código, basta salvar o código com extensão .HTML. Veja como é simples:

<!DOCTYPE html>
<html>

  <head>
    <title>Título da Nossa Página</title>
    <meta charset="utf-8">
  </head>

  <body>
  <script type="text/javascript">
    alert('Olá Mundo!');
  </script>
  </body>
</html>

 

Tipos de Comentários

Como em qualquer linguagem, é possível escrever comentários no seu código. Estes códigos não serão interpretados pelo navegador, e servem apenas para ajudar o desenvolvedor que irá trabalhar na manutenção do seu código.

Existem basicamente dois tipos de comentários em PHP.

// Este é o primeiro exemplo de comentário do JS.

Bastante simples, não é? Este é um comentário simples de uma única linha. Agora vamos para o comentário em blocos.

/*
Eu também sou um comentário. No entanto,
eu posso usar múltiplas linhas. É mais simples e legível
principalmente
quando temos muitas linhas para comentar. 
*/

 

Variáveis

JavaScript possui variáveis que servem para armazenar conteúdos. Veja alguns exemplos:

var a = 2;
var b = 4;
var c = a + b;

 Identificadores

Todas as variáveis em PHP devem ser nomes únicos e devem ser identificadas no código. Todas as variáveis e funções dentro do Javascript são Case Sensitive, ou seja, elas possuem valores diferentes com variações de letras maiúsculas e minúsculas.

  • Nomes de variáveis podem conter letras, números, underlines e sinais de dólar
  • Nomes de variáveis devem começar com uma letra
  • Nomes também podem começar com $ ou _
  • Palavras reservadas não podem ser usadas para nomear variáveis.

 

Conclusão

Então, nós apenas começamos a mostrar como funciona a linguagem JavaScript. Neste site, temos outros artigos sobre a linguagem. Lembrando que no Curso PHP do Zero ao Profissional, além de você aprender passo a passo PHP do zero até o avançado, você recebe como bônus o curso Completo de JavaScript.

Para saber mais, clique aqui.

 

O que é JavaScript
5 (100%) 5 votes

Deixe um comentário