Ferramentas de Teste de Software

Uma mudança tem acontecido nos cenários de desenvolvimento de software, e a principal delas é a parte da automação dos testes de software.

Sem dúvida alguma, muitas pesquisas foram feitas até chegar ao ponto de automação dos testes, principalmente com o surgimento de metodologias ágeis e também a crescente demanda do mercado de produzir mais por menos tempo.

Muita atenção da comunidade de software está para a criação de casos de testes, isso porque a metodologia dá muito mais valor à implementação funcional do que a documentação.

ferramentas-de-teste-de-software

Existem diversas ferramentas que nos ajudam em testes funcionais, testes de regressão e também para criação de massa de dados para popular bancos de dados a partir de sistema. Neste artigo, vou falar sobre algumas ferramentas que podem te auxiliar na criação de testes automatizados de software.

Este artigo te ajudará principalmente se você trabalha com construção de websites, independentemente se você utilizar PHP como linguagem de programação. Uma das ferramentas que mais utilizo é o Jmeter, da qual me permite utilizar um número grande de usuários para acessar o sistema simultaneamente.

Acredite: isso me ajuda a identificar falhas na escalabilidade e rotinas pouco otimizadas.

Por que utilizar ferramentas de automação de software?

Algumas dessas ferramentas vêm sendo amplamente usadas por equipes de desenvolvimento de software e também por profissionais de teste. Elas podem nos ajudar a encontrar defeitos e também a manter as correções efetivas durante a evolução do sistema.

 

Selenium: O Selenium IDE é um ambiente integrado de desenvolvimento para scripts. Ele é implementado como uma extensão do Firefox e permite gravar, editar e depurar os testes. Esta ferramenta também permite que os usuários gravem e reproduzam os testes no ambiente real no qual serão executados. Pode ser usado para testes de fumaça, regressão e funcionais em geral.

 

JMeter: Utilizado para testes de desempenho em aplicações de diferentes tipos de servidores (HTTP/HTTPS, SOAP, JMS etc.). É uma aplicação open source Java e foi desenvolvida para executar load tests e testes de performance. Originalmente foi desenvolvido para aplicações Web, mas agora está sendo utilizado também para outras aplicações.

 

Watir: Utilizado para testes automatizados para Web escritos na linguagem Ruby. Existem derivações em .Net (WatN) e Java (WatJ). Basicamente para quem quer criar testes fáceis de entender e de manter. Os criadores da ferramenta prometem funcionamento perfeito com qualquer tecnologia.

 

FitNesse: Servidor web, Wiki e Ferramenta de Testes Automatizados para suportar testes de aceitação. O usuário pode criar critérios de aceitação de maneira colaborativa, criar e executar testes automatizados e manter dados de teste.

 

O papel do analista de testes

O papel do analista de teste é imprescindível. Ele pode te ajudar na criação dos casos de teste e também aproveitar a sua experiência e conhecimento para te auxiliar nos casos. Você também pode pensar em trabalhar em pair programming entre desenvolvedor e analista de testes na criação dos scripts automatizados.

Sem dúvida alguma, é uma técnica mais cara mas tende a ter mais benefícios no futuro, principalmente na menor quantidade de defeitos na entrega e mais qualidade.

 

Conclusão

Espero que tenha gostado deste artigo sobre ferramentas de teste de software. Qualquer dúvida, estou a disposição. Só falar comigo nos comentários que eu terei o prazer em te responder.

 

Dica Extra: Quer aulas gratuitas de PHP do zero ao avançado? Clique abaixo para receber gratuitamente as aulas.

Como fazer Download do PHP do Zero ao Profissional

 

Ferramentas de Teste de Software
5 (100%) 1 vote

Deixe um comentário