Como usar o If e Else no PHP

Como usar o If e Else no PHP

Como usar o If e Else no PHP

Um dos benefícios de se trabalhar com uma linguagem de programação é aplicar a lógica para tornar o nosso sistema inteligente o suficiente, para tomar decisões baseadas em comparações. Este recurso de estrutura de repetição é usado em diversas linguagem de programação. Neste artigo vamos demostrar como usar o If e Else no PHP.

Para isso, existe o IF e o Else.

Neste artigo, vamos explicar como é o funcionamento lógico do IF e Else, e como usar operadores lógicos para tomar decisões baseando em valores boleanos (falso ou verdadeiro).

Antes de falarmos sobre o que é o IF e o Else. É necessário entendermos como funciona os operadores lógicos. Eles são utilizados dentro do IF e o Else, e seu entendimento é vital para a utilização correta.

 

Operadores lógicos do PHP

OS operadores lógicos validam expressões. É capaz de comparar valores. Veja abaixo os operadores lógicos em PHP:

  • < : Menor
  • > : Maior
  • <= : Menor ou igua
  • >= : Maior ou igual
  • == : Igual
  • != : Diferente

 

Entendendo o uso e Como usar o If e Else no PHP

O IF basicamente, verifica se a condição informada é verdadeira ou falsa. A sentança é informada entre chaves. Dependendo do resultado, a aplicação tomará a ação desejada.

Por exemplo:

 

<?php
if ($a > $b) {
    echo "a é maior que b";
}
?>

 

Entendendo o ELSE

O Else é usado em conjunto com o IF, e só é acessado se a condição do IF for falsa. Por tanto, else só existe caso exista o IF no seu código primeiro. No entanto, o else não é obrigatório. Caso não existe motivação para que o else exista, você pode optar por não utiliza-lo.

 

Exemplo:

<?php
if ($a > $b) {
    echo "a is maior que b";
} else
{
  echo "a is menor que b";
}

Usando Else-if

 

Há casos em que apenas um else não é suficiente para implementar sua lógica. Por isso, você pode adicionar a estrutura else-if quando há mais de uma condição ser testada.

Pode haver vários elses-ifs dentro da mesma declaração if. No entanto, para casos em que há mais condições a serem testadas, o ideal é usar a estrutura Switch.

<?php
if ($a > $b) {
    echo "a é maior que b";
} elseif ($a == $b) {
    echo "a é igual a b";
} elseif (...) {
    echo "...";
} elseif (...) {
    echo "...";
} elseif (...) {
    echo "";
} elseif (...) {
    echo "";
} else {
    echo "a é menor que b";
}
?>

 

 Conclusão

Este artigo tem o objetivo de demonstrar como usar o If e Else no PHP. Esperamos que o artigo tenha te ajudado. Em caso de qualquer dúvida sobre este assunto, utilize o comentário abaixo. Teremos o prazer em te ajudar.

 

Dica Extra:

Quer aprender PHP do zero ao profissional avançado? Acesse o curso de php online clicando no link abaixo. Mais de 15 mil alunos formados pelo curso. Certificado incluso.

Sim, eu quero ser um Profissional PHP

 

 

Vote

Deixe um comentário