Como mesclar códigos PHP e HTML no mesmo módulo

Hoje, vamos ver algumas sintaxes especiais e como incluir condições e loops no PHP. Como você já sabe, você pode adicionar códigos PHP e mescla-los com códigos HTML, dentro de um módulo com extensão .php. Por exemplo, você pode fazer o seguinte exemplo:

<html>
<head>
<title>My first PHP Page</title>
</head>
<body>
Mais texto em HTML simples.
<?php 
  
    // código PHP que você pode inserir aqui
?>

Código normal em HTML
</body>
</html>

 

No curso PHP do Zero ao Profissional, nós aprendemos como utilizar variáveis e como imprimi-las dentro do nosso código. Dentro do módulo PHP, você pode efetuar operações lógicas e imprimir o resultado para seu usuário final.

No entanto, você precisa adicionar seu código PHP em blocos de instrução corretos, entre <?php e finalizando com ?>

Como funciona as instruções dentro do PHP

Nós podemos adicionar códigos simples em HTML para, usando o código echo, no entanto, talvez não seja o jeito mais eficaz para criar fazer isso.

Se você prestou a atenção neste código, você percebe que ele funciona. E que o resultado a ser impresso é: 5. Se o código estiver fora do bloco de sintaxe do PHP, ele não surtirá efeito algum, pois não passará pelo interpretador do PHP.

 

<?php $var = 5; ?> 
$var = 10;<br /> O valor da variável é: <?=$var?>
<br />

 

Talvez seja um pouco confuso para iniciantes, por isso, vou explicar cada instrução. A primeira linha, começa com um bloco de sintaxe. Quando é finalizado este bloco, o  conversor encerra e vai apenas para o código HTML normal.

Adicionando condições

E se nós quisermos adicionar um HTML dependendo de certas condições? Por exemplo, se nós queremos que o nosso código PHP mostre apenas o menu administrativo para pessoas que logarem em nosso sistema? Como podemos fazer isso?

<?php if(condição) { ?>
<br />código HTML<br />.
<?php } ?>php

 

Vou explicar como funciona, e como o interpretador funcionará. O primeiro, ele verificar a condição na sentença e depois, caso a condição seja verdadeira, irá começar o bloco de código. Ao final, nós encerramos a instrução do if.

O resultado dessa técnica é um controle total da exibição do HTML dentro da linguagem PHP.

<?php if(condição): ?>
Código HTMLp
<?php endif; ?>

 Outras estruturas para mesclar com HTML

Além do IF, você pode usar outras estruturas como alternativa a sintaxe que podem ser usada para mesclar HTML tradicional. Por exemplo:

<?php while(condição) : ?>
código html para exibir
<?php endwhile; ?>

Ou você pode usar esta estrutura também do FOR.

<?php for(inicial;condição;incremento) : ?>
Código HTML
<?php endfor; ?>

 

Espero que este artigo tenha te ajudado a mesclar o PHP com HTML. Qualquer dúvida, entre em contato comigo pelos comentários. Um grande abraço!

Vote

Deixe um comentário