Como conectar ao banco Oracle com PHP

O Banco Oracle é um complexo e grande SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados). É usado comumente por grandes organizações que tenham grande número de informações em seus bancos de dados.

Como você já sabe, você pode conectar ao banco Oracle com PHP sem qualquer problema. Inclusive, eu escrevi um artigo sobre como se conectar a banco de dados, onde eu explico passo a passo como conectar em praticamente qualquer banco de dados usados no meio corporativo.

Como eu expliquei no artigo referenciado acima, existem basicamente duas formas de usar o PHP para conectar em um banco de dados. Uma implementação nativa para MySQL e outra usando PDO, que é uma implementação de conexão com banco de dados para uso genérico.

A extensão PDO suporta atualmente mais de 20 bancos de dados diferentes, e é que eu mais utilizo em meus projetos.

O que é PDO

O PDO (PHP Data Objects) define uma interface de conexão a banco de dados leve e consistente para PHP. Há a possibilidade de utilização de diversos drivers de conexão que implementam a interface do PDO para vários tipos de bancos de dados.

Como o PDO representa uma camada de abstração de acesso aos dados, as mesmas funções utilizadas para manipular dados ou recuperar informações do banco serão as mesmas, independentemente do banco de dados que esteja sendo usado.

Instalando os drivers do Oracle

Para se conectar ao banco de dados Oracle, você precisará fazer uma pequena configuração no arquivo PHP.INI. Acesse o arquivo, e busque pela linha abaixo. Você precisará se certificar que ela está descomentada.

Para isso, basta tirar o ponto e vírgula do início.

;extension=php_oci8.dll

Faça o mesmo com a instrução abaixo.

;extension=php_oracle.dll

Pronto! Você acabou de configurar os drivers. Salve o arquivo e reinicie o seu servidor de aplicação.

Conectando ao banco Oracle

Com todos os requisitos básicos configurados, agora é a hora de se conectar e utilizar o banco Oracle. O pequeno exemplo de codificação abaixo mostra como se conecta a uma base Oracle.

<?php 
// Usuário do banco oracle.
oracle_usuario = "rodrigomacedo"; 
//Senha do usuário no banco de dados.
oracle_senha = "123senha123"; 


oracle_bd = "(DESCRIPTION=
          (ADDRESS_LIST=
            (ADDRESS=(PROTOCOL=TCP) 
              (HOST=192.168.0.2)(PORT=1521)
            )
          )
          (CONNECT_DATA=(SERVICE_NAME=ORCL))
     )"; 

// Aqui, nós validamos se a conexão foi feita com sucesso ou não.
if (ora_conexao = OCILogon(oracle_usuario,oracle_senha,oracle_bd) )   
  echo "Conexão com o banco Oracle foi feita com sucesso"; 
else														   
  echo "Erro na conexão com o Oracle.";					   
?>

Espero que tenha gostado deste artigo sobre como conectar ao banco Oracle com PHP. Caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato comigo pelos comentários ou pelo formulário de contato.

Dica Extra

Se você quer aprender mais sobre PHP, aprender com exatidão como acessar banco de dados, usando camadas de serviço, padrões de projeto (design patterns), orientação a objetos e aprender conceitos avançados de arquitetura de software, eu indico um curso que pode te ajudar a ir do zero ao profissional.

O Curso PHP do Zero ao Profissional é um curso completo de PHP, todo em vídeo aula e com o suporte do desenvolvedor sênior Bonieky Lacerda.

No botão abaixo, você pode experimentar gratuitamente 46 aulas de PHP. Basta clicar abaixo e receber todas as aulas gratuitamente.

Deixe um comentário