Comando While em PHP

O Comando While em PHP irá executar um bloco de código enquanto a condição for verdadeira. Se a expressão for verdadeira, o código será executado. Após o código ser executado, o código continuará em loop até que a expressão se torne falsa.

Como você já sabe, o comando While é presente em diversas linguagens de programação, e serve como estrutura de controle de fluxo baseado em uma condição boleana.

A repetição do while  é controlada por uma condição que verifica alguma característica do programa, seja como uma variável (atribuída estaticamente ou dinamicamente) ou uma expressão estática. Veremos melhor como funciona esta condição e o contador mais pra frente neste artigo.

O que é Loop?

Loop é um termo bastante comum entre programadores, e provavelmente, você já ouviu falar dele.

Loop é uma estrutura que instrui uma máquina a executar um conjunto de operações múltiplas vezes. Se você tem um processo e quer que ele seja repetido dezenas ou centenas de vezes, é muito melhor você inseri-lo dentro de um loop. Acredite: isso pode te economizar muitas linhas de código e alavancar sua produtividade, se usado corretamente.

Comando While

Um loop While irá executar quantas inúmeras vezes enquanto a condição for verdadeira.

while (condição) 
{
    //Fazer suas instruções aqui
}

 

 

A sintaxe do comando While é bastante simples. Temos a palavra while, a abertura de parêntese, e uma condição. Esta condição pode envolver informações que vieram de um banco de dados, constantes, variáveis ou valores fixos pelo programador.

Como nós podemos observar no while, na demonstração acima, ela é repetida até que a condição seja igual a true (verdadeira).

Por isso, quando escrevemos nosso código, precisamos ter sempre cuidado para que ela não entre em loop infinito, o que pode travar seu sistema. Nas versões mais recentes no PHP, existem parâmetros de timeout que, por padrão, em 30 segundos, a aplicação levanta uma exceção (mensagem de erro).

Exemplo prático de While no mundo real

Para isso, vamos imaginar um cenário fictício que irá nos ajudar a exemplificar o uso do While. Imagine que você está criando uma ferramenta para criar convites. Em um determinado momento, você precisa controlar a quantidade de impressões de convites.

Veja como funciona essa estrutura:

$totalConvitesIMpressao = 100;
$contagem = 0;
while ($contagem <= $totalConvitesImpressao) {
    imprimirConvite();
    $contagem++;
}

O código acima irá imprimir 100 vezes o convite. A função imprimirConvite() é apenas demonstrativa do que pode ser feito dentro de um loop While.

Vote

Deixe um comentário