0

Como trabalhar com arrays em PHP corretamente?

Como trabalhar com arrays em PHP é sem dúvida, uma das principais dúvidas que iniciantes da linguagem tem. Pensando nisso, criamos um artigo explicando como funciona os arrays, demonstrando a aplicação dos conceitos e como criar dentro dos seus sistemas.

Um array, ou vetor, é uma estrutura de dados que armazena uma coleção de elementos dentro de uma variável, e que pode ser chamada a partir de um índice ou uma chave. Neste artigo, vamos mostrar como é o funcionamento do array no PHP.

O array é um recurso bastante utilizado em PHP, e neste artigo, vamos te mostrar passo a passo como trabalhar corretamente com arrays nesta linguagem.

Como declarar um Array no PHP

Um array em PHP pode ser declarado utilizando a função array(). Após a declaração, o interpretador do PHP irá aceita-lo como array, e por sua vez, você poderá adicionar valores dentro dele.

<?php $nomeArray = array();   ?>

Você também pode declarar um array e inserir valores dentro dele. Por exemplo:

<?php
$vetor = array("Java", "PHP", "Csharp");
?>

Como encontrar uma posição no array em PHP

Como foi dito anteriormente, um array possui vários valores dentro de uma mesma variável. Cada valor tem uma posição específica dentro da variável, e pode ser recuperado em tempo de execução. No PHP, e em outras linguagem de programação, chamamos o índice (index), e sempre se inicia na posição 0. Para indicar a posição, sempre usamos colchetes que vem logo após o nome do array declarado. Por exemplo:

<?php
$vetor = array();
$vetor[0] = 1;
$vetor[1] = 3;
$vetor[2] = 6;
?>

Arrays Multidimensionais (ou Matrizes)

O PHP também traz o recurso de matrizes, que a grosso modo, são arrays dentro de outro array. Você pode incluir um array dentro de outro, e recuperar posições dentro dele. Um array multidimensional pode ser bidimensional (ou seja, duas posições dentro do array), tridimensional (duas posições) e assim sucessivamente.

Exemplo:

Array comum: $vetor []
Array bidimensional: $vetor [][]
Array tridimensional: $vetor [][][] e assim por diante.

Os índices de um array multidimensional segue as mesma características dos índices vistos até agora, podendo ser tanto númerico como associativo.

Conclusão

Este artigo teve o objetivo de mostrar como trabalhar com arrays em php, mostrando desde como funciona até como criar arrays em PHP. O array é um recurso muito utilizado não apenas no PHP, mas em qualquer linguagem de programação. Suas aplicações são das mais diversas.

Caso você tenha gostado do artigo, deixe um comentário abaixo. Teremos muito prazer em responder sua dúvida.

Dica Extra:

Caso você queira aprender PHP do básico ao avançado, nós temos 46 aulas gratuitas pra você. Baixa clicar abaixo para começar as aulas.

Como trabalhar com arrays em PHP corretamente?
5 (100%) 2 votes

Equipe Curso PHP do Zero ao Profissional

Nós somos uma equipe focada em desenvolvimento de software em PHP.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *