Dois métodos que são comuns no envio de informações entre um cliente e um servidor são GET e POST.
Nós podemos definir esses dois métodos como uma forma de transferência de informações para o protocolo HTTP. A partir desses métodos, é possível que uma aplicação possa transferir dados para outra.
Método GET
Este é o método que podemos enviar um número limitado de informações para o servidor. Como este método utiliza os campos de endereço, você pode enviar no máximo 1024 caracteres de informação.
As informações podem ser visíveis para o usuário, porque ficam presentes na endereço. Veja um exemplo de envio de informações utilizando o método GET.
http://www.sistemanovo.com.br/?parametro=3&novoparametro=2
Todos os parâmetros vem depois do caractere “?”, e tem o comportamento de dicionário (chave e valor). Para adicionar um novo parâmetro, basta utilizar o caractere “&” e incrementar como o exemplo acima.
Talvez, você tenha visto alguns problemas de segurança nesta abordagem. Por exemplo, se você passar informações que são sigilosas, como o usuário e senha, seria uma enorme brecha de segurança.
Além disso, você ainda corre o risco de um usuário mal intencionado, utilizar SQL Injection e tomar ações não esperadas em seu servidor de banco de dados ou de aplicação.
Exemplo de formulário HTML utilizando o método GET
A única diferença é o valor da propriedade method que é assinalada como GET
<html> <title>Exemplo GET</title> <body> <form action="welcome_get.php" method="get"> Nome: <input type="text" name="name"><br> E-mail: <input type="text" name="email"><br> <input type="submit"> </form> </body> </html>
Obter dados enviados pelo método GET
É relativamente fácil obter dados enviados através do método GET.
No entanto, você precisa sempre validar os dados antes de realizar qualquer ação com eles. Lembre-se: nunca confie em um dado enviado pelo usuário.
<?php echo("Nome: " . $_GET['firstname'] . "<br />\n"); echo("E-mail: " . $_GET['email'] . "<br />\n"); ?>
Método POST
Este é o método mais seguro de envio de informações. Você tem uma conexão paralela, e pode passar mais informações que o método GET: não há restrição ao tamanho dos dados e não são exibidos para o usuário.
Se tivermos um formulário, onde o usuário precisará suas credenciais (usuário e senha) para logar no sistema, o método POST é o ideal para ser utilizado.
Exemplo de formulário HTML utilizando o método Post
Para utilizar o método POST, basta adicionar a propriedade method, como o exemplo abaixo.
<html> <title>Exemplo POST</title> <body> <form action="welcome_get.php" method="post"> Nome: <input type="text" name="name"><br> E-mail: <input type="text" name="email"><br> <input type="submit"> </form> </body> </html>
Obter dados através de POST
<?php if(isset($_POST['submit']) { echo("Nome: " . $_POST['name'] . "<br />\n"); echo("E-mail: " . $_POST['email'] . "<br />\n"); } ?>
Deixe um comentário