0

Como usar o If e Else no PHP

Como usar o If e Else no PHP

Como usar o If e Else no PHP

Um dos benefícios de se trabalhar com uma linguagem de programação é aplicar a lógica para tornar o nosso sistema inteligente o suficiente, para tomar decisões baseadas em comparações. Este recurso de estrutura de repetição é usado em diversas linguagem de programação. Neste artigo vamos demostrar como usar o If e Else no PHP.

Para isso, existe o IF e o Else.

Neste artigo, vamos explicar como é o funcionamento lógico do IF e Else, e como usar operadores lógicos para tomar decisões baseando em valores boleanos (falso ou verdadeiro).

Antes de falarmos sobre o que é o IF e o Else. É necessário entendermos como funciona os operadores lógicos. Eles são utilizados dentro do IF e o Else, e seu entendimento é vital para a utilização correta.

 

Operadores lógicos do PHP

OS operadores lógicos validam expressões. É capaz de comparar valores. Veja abaixo os operadores lógicos em PHP:

  • < : Menor
  • > : Maior
  • <= : Menor ou igua
  • >= : Maior ou igual
  • == : Igual
  • != : Diferente

 

Entendendo o uso e Como usar o If e Else no PHP

O IF basicamente, verifica se a condição informada é verdadeira ou falsa. A sentança é informada entre chaves. Dependendo do resultado, a aplicação tomará a ação desejada.

Por exemplo:

 

<?php
if ($a > $b) {
    echo "a é maior que b";
}
?>

 

Entendendo o ELSE

O Else é usado em conjunto com o IF, e só é acessado se a condição do IF for falsa. Por tanto, else só existe caso exista o IF no seu código primeiro. No entanto, o else não é obrigatório. Caso não existe motivação para que o else exista, você pode optar por não utiliza-lo.

 

Exemplo:

<?php
if ($a > $b) {
    echo "a is maior que b";
} else
{
  echo "a is menor que b";
}

Usando Else-if

 

Há casos em que apenas um else não é suficiente para implementar sua lógica. Por isso, você pode adicionar a estrutura else-if quando há mais de uma condição ser testada.

Pode haver vários elses-ifs dentro da mesma declaração if. No entanto, para casos em que há mais condições a serem testadas, o ideal é usar a estrutura Switch.

<?php
if ($a > $b) {
    echo "a é maior que b";
} elseif ($a == $b) {
    echo "a é igual a b";
} elseif (...) {
    echo "...";
} elseif (...) {
    echo "...";
} elseif (...) {
    echo "";
} elseif (...) {
    echo "";
} else {
    echo "a é menor que b";
}
?>

 

 Conclusão

Este artigo tem o objetivo de demonstrar como usar o If e Else no PHP. Esperamos que o artigo tenha te ajudado. Em caso de qualquer dúvida sobre este assunto, utilize o comentário abaixo. Teremos o prazer em te ajudar.

 

Dica Extra:

Quer aprender PHP do zero ao profissional avançado? Acesse o curso de php online clicando no link abaixo. Mais de 15 mil alunos formados pelo curso. Certificado incluso.

Sim, eu quero ser um Profissional PHP

 

 

Vote

Equipe Curso PHP do Zero ao Profissional

Nós somos uma equipe focada em desenvolvimento de software em PHP.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *