Como criar suas próprias funções no PHP

O PHP é uma linguagem completa e é perfeitamente capaz de encapsular e reusar códigos. Muitas vezes, nós utilizamos funções nativas do PHP, mas não seria excelente que você mesmo criasse suas próprias funções? Neste artigo, vou te explicar como fazer suas próprias funções.
Mas por que gastar energia com reuso de código? Esta técnica é fundamental para melhorar não apenas a qualidade geral do software, como também reduzir os custos de manutenção e novas funcionalidades dentro do sistema.
Aumentar a reusabilidade do software é considerada como pré condição técnica crucial para melhorar a qualidade geral do software e reduzir os custos de manutenção e de produção.
Software antigos ou pouco planejados, costumam ser muito acoplados, tornando a manutenção difícil para a equipe de desenvolvimento. Isso acontece quando temos muitas partes de código por toda parte do código, e muitas vezes, isso traz problemas sérios.

Como criar sua função em PHP

Agora, está na hora de você criar suas próprias funções. Veja abaixo como fazer.
function minhaFuncao() {
// (Coloque aqui as suas instruções)
}

 

No exemplo acima, a função MinhaFuncao() agrupa um conjunto de instruções que podem ser usadas em qualquer parte do sistema, de acordo com a visibilidade da função.

É sempre usado entre cochetes { }.

Definindo parâmetros na função

Como você já sabe, variáveis podem ser adicionadas dentro dos parâmetros, é o que chamamos de parâmetros ou argumentos. Esses valores são passados para dentro da função, e você poderá definir quando invocar sua a função.

Vou mostrar um exemplo que será fácil de você entender.

 

function funcaoComArgumentos( $primeiroParametro, $segundoParametro) {
 // Instruções para utilizar.
}

 

Com a instrução acima, podemos invoca-las em algum momento do nosso código. Veja o exemplo abaixo.

funcaoComArgumentos("Rodrigo","Rogerio");

Viu como é simples? Espero que este artigo tenha te ajudado a trabalhar com funções com PHP. Caso você tenha alguma dúvida, entre em contato comigo direto ou se preferir, use os comentários abaixo.

Dica Extra: Quer ganhar mais de 40 aulas de PHP? Se sim, clique aqui para baixar as 40 aulas gratuitas do curso.

 

 

Vote

Deixe um comentário